Promover uma nova cultura de participação dos jovens nos processos de tomada de decisão e de planeamento estratégico a nível de cada município e da região do Algarve é o desafio que a Cooperativa ECOS se propõe a alcançar com esta iniciativa.
É neste sentido que o EJA – I Encontro de Juventude do Algarve, a realizar nos dias 26, 27 e 28 de Abril, na Universidade do Algarve, pretende reunir cerca de 160 jovens, dirigentes associativos e técnicos de juventude, que em conjunto pretendem oferecer um contributo concreto para o desenvolvimento de uma estratégia colectiva e participativa para a juventude do Algarve.
O EJA é o culminar de um processo de consultas, desenvolvido no âmbito do projeto Algarve 2020, com o intuito de desenvolver um Plano Estratégico para a Juventude do Algarve. Ao longo de um seis meses, foram desenvolvidas consultas regionais, junto dos jovens dos 16 Concelhos Algarvios e reuniões de trabalho com os diferentes parceiros do projeto, envolvendo as 16 Autarquias, tendo em vista dar
origem ao Plano Estratégico para a Juventude e também à formulação de uma Agenda 2020 Jovem – 20 proposta jovens a ser entregues a todas as listas candidatas às autárquicas 2013.