I Encontro de Juventude do Algarve

De onde surgiu o EJA?

O projecto Algarve 2020: uma proposta jovem, promovido pela Cooperativa ECOS, iniciou em Maio de 2012 com o propósito de promover uma nova cultura de participação dos jovens nos processos de tomada de decisão e de planeamento estratégico a nível de cada concelho e da região do Algarve.

Consideramos que os jovens têm uma palavra a dizer sobre a realidade da região, e que devem haver espaços e instrumentos para que estes expressem as suas necessidades e desafios e proponham as soluções que considerem pertinentes.

Ao longo do projecto, pudemos consultar centenas de jovens dos vários concelhos da região, através da realização de consultas locais e de inquéritos on-line.

Ao longo deste período foi também possível envolver todas as Direcções Regionais, as 16 Autarquias do Algarve para além de todo um conjunto de associações, instituições e entidades com competências na área da juventude.

O EJA – I Encontro de Juventude do Algarve decorreu nos dias 26, 27 e 28 de Abril na Universidade do Algarve e foi o culminar de todo este processo de construção participativa e colectiva no âmbito da juventude do Algarve.

Um evento único para a juventude na nossa região, o 1º EJA permitiu que cerca de 150 jovens, dirigentes associativos e técnicos de juventude pudessem, em conjunto reflectir e debater sobre os principais desafios e obstáculos na nossa região na área da juventude e construir um conjunto de vinte propostas de solução e melhoria que consideram como mais prioritárias – Agenda Jovem 2020.

Pretendemos também desenvolver um documento que possa ser um “1º Contributo para uma Estratégia a Juventude do Algarve” a ser lançado dia 10 de Junho.

Clica aqui para saberes mais acerca do projecto Algarve 2020: uma proposta jovem.

Voltar

SAIBA MAIS…

  • AGENDA JOVEM 2020
  • De onde surgiu o EJA?
  • O que aconteceu no EJA?
  • Responsabilidade Social
  • Apoios
  • DOWNLOADS